O Parque Nacional do Pico da Neblina, localizado no estado do Amazonas, será reaberto para o turismo. A previsão é que a visitação pública seja permitida a partir de março de 2020.

As agências e operadoras interessadas têm até 21 de janeiro para se habilitarem. O resultado final das empresas autorizadas e o calendário das operações deve ser publicado até o fim de fevereiro pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O Parque foi fechado no ano de 2013 por recomendação do Ministério Público Federal. Será que agora voltará a funcionar mesmo? Há muitos turistas ansiosos.

De acordo com o Instituto, a prestação de serviço precisa seguir o Plano de Visitação, aprovado pelo órgão, e a Carta de Anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai). No caso do Pico da Neblina, por ser unidade de conservação e um território indígena, há dupla proteção e afetação.

Pico da Neblina: a partir de Março será reaberto
Parque Nacional Pico da Neblina

Assim, as operadoras de turismo vão atuar em parceria com os Yanomamis. A responsabilidade da gestão do turismo é da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (Ayrca), que terá apoio dos órgãos públicos. O credenciamento das operadoras é feito pelo próprio ICMBio.

Reabertura do Parque

O processo para reabertura do Pico da Neblina à visitação turística durou cerca de cinco anos.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio ressaltou que o Brasil tem uma grande oportunidade para aumentar o fluxo do turismo de natureza, ecoturismo e de aventura. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa o 2º lugar em recursos naturais no planeta. “A estruturação dos nossos parques é fundamental no processo de tornarmos nossos potenciais em realidade, gerando emprego e renda para a população”, disse.

Gestora do Parque Nacional Pico da Neblina, Luciana Uehara, destaca que a reabertura é resultado de um processo que teve início em 2014, com diversas ações para construir o projeto de visitação.

O Parque está fechado desde 2003, por recomendação do Ministério Público Federal, devido ao desordenamento da exploração turística que estava gerando violação dos direitos indígenas, conflito com turistas e impactos ao meio ambiente.

O Parque Nacional do Pico da Neblina é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, que se situa no norte do estado do Amazonas. Foi criado no ano de 1979 possuindo o objetivo de proteger a riqueza natural da região amazônica e controlar a ocupação desenfreada das fronteiras no norte do país.

O Pico da Neblina faz fronteira com a Venezuela e Colômbia, sendo o ponto culminando do país, possuindo 2.995 metros de altura.

O Parque Nacional do Pico da Neblina integra, junto aos parques nacionais da Serra do Divisor, do Cabo Orange, Montanhas do Tumucumaque e do Monte Roraima, o conjunto de Parques Nacionais fronteiriços da Amazônia Brasileira.

Fonte da notícia oficial: ICMBio

Confira também – Sensações únicas que todo turista possui ao viajar.

E não se esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem para poder curtir com tranquilidade sabendo que, estará seguro se precisar de cuidados.

Para facilitar, você pode utilizar o buscador abaixo realizar a busca mais completa neste link.