Viajar é sair da zona de conforto e curtir a vida, se emocionando e se aventurando pelo Brasil e mundo afora.

Conhecer novas culturas e estilos de vida, explorar novos lugares, curtir um clima diferente do costume, faz bem para saúde para mente.

Seja sozinho, com amigos, com a família ou em casal, aqui vamos listar motivos mais do que justos para você viajar.

** Conhecer novas pessoas

Viajar proporciona a oportunidade de você, turista, conhecer novas pessoas, fazer amizades e compartilhar experiências de vida. Aprender novos idiomas e culturas de estados e países diferentes.

** Aprendendo na viagem

Você viaja curtindo a vida e sem perceber, aprende muitas coisas, voltando da viagem com uma bagagem de aprendizagem muito maior. Há turistas que optam por se hospedar em Hotel e preferem não mudar isso, pois preza o conforto e tranquilidade. Já outros turistas que querem maior aventura e poder fazer novas amizades, o hostel é super indicado, pois você tem a chance de se hospedar em um quarto compartilhado e dividir sua história até altas horas.

Motivos para viajar? Tem de monte aqui!
Capadócia, Turquia
** Ser desconhecido no destino

É muito bom passear em lugares que todos te conhecem, contudo, nada como passear em algum local que ninguém te conhece ou sabe da sua história. Curta um pub sozinho e interaja com o ambiente, puxe conversa com as pessoas, visite o centro da cidade e aprenda com as diferenças das culturas e regras de cada destino.

** Viver aventuras

Quando você topa conhecer outros lugares, você sai da sua zona de conforto e isso proporciona um aprendizado muito grande. Você vive aventuras e pode contar as outras pessoas motivando-as a criar coragem de se aventurar também. Experimente coisas que você nunca fez, coma as comidas típicas de cada região, observe o comportamento das pessoas de cada destino. Se aventure mais ainda praticando uma atividade radical.

** Ser mais vivo

Viajar de deixa mais jovem, mais vivo, adquirindo experiências novas que faz bem para o corpo e a mente. Viajar te faz dar mais valor à vida, dar mais valor as culturas de cada lugar e te proporciona se sentir ainda mais completo.

** Se tornar uma pessoa mais sociável

Quando você viaja, muita das vezes precisa interagir com outras pessoas para que curta mais o passeio e se torne mais interessante. Geralmente, quando viajamos com pouco dinheiro, procuramos lugares como Hostel, que é um hotel sem luxo e você pode baratear a estadia compartilhando quarto com outros viajantes. Dessa forma, você conhece pessoas que também gostam de viajar, se aventurar e muita das vezes compartilha experiências que você vai adorar. Naturalmente, você vai se tornando mais sociável com as pessoas, pegando amizade mais fácil e dividindo suas histórias e emoções.

Motivos para viajar? Tem de monte aqui!
Aventuras na estrada
** Permita se desafiar

Abra sua mente e aceite desafios para novas situações, novas regras e culturas. A cada viagem que você faz, aumenta suas experiências e cada experiência é única.

** Permita se conhecer

Quando você está longe de casa, rodeado de pessoas que não te conhecem, faz com que você se conheça mais. Saiba seus limites, o que você quer, se conheça. Você irá presenciar e passar por situações que precisará de muito apoio de uma pessoa: você mesma. Curta sua própria companhia, curta quem você é.

** Se tornar uma pessoa mais confiante

Quem viaja muito, principalmente os turistas que viajam sozinhos, se tornam a cada viagem mais confiante, pois sabe que precisa ter confiança para que tudo dê certo, e vai dar certo. Precisa resolver situações que não acontecem todo dia na sua vida e isso te tornará uma pessoa mais forte e confiante. Contudo, nunca deixe de ser humilde e nunca se ache melhor que ninguém, pois todo dia, você tem algo a aprender.

** Conheça novas culturas

Conheça novas culturas e novas formas de viver a vida. Do mesmo modo que você estará saindo do país para um lugar novo, outros viajantes de outros países estarão fazendo o mesmo, então, a minha dica é que, não fique só com os brasileiros nas viagens, mesmo que o outro fale algum idioma que você não sabe, mas se aventure e tope conhecer outros viajantes, pois estará aprendendo muito com pessoas de outros países.

** Melhoria na arte de conversar

Você precisará se comunicar e isso será inevitável, pois estará na estrada e precisará muitas vezes perguntar algo ou até mesmo bater um papo. Com o tempo, você vai adquirindo uma maneira mais fácil e objetiva de se comunicar com as pessoas. Por estar sempre viajando, as pessoas irão se mostrar interessadas em saber sua história e sua bagagem de experiência. A cada viagem você se tornará mais confiante de conversar com outras pessoas.

Motivos para viajar? Tem de monte aqui!
Viajar faz bem pra saúde, bem por corpo e pra mente
** Espírito mais aventureiro

Quando você começa a viajar, você não quer mais parar, a cada viagem que você vai, quando você volta já está planejando a próxima viagem. Começa a fazer coisas que não era de costume e isso vai te dando mais confiança de se aventurar e saber que pode sim, viajar e explorar esse mundo afora. Para alguns, o simples fato de pegar um avião sozinho já é uma aventura e tanto, e para outros, escalar trilhas e praticar esportes radicais também se torna simples. Vale a pena se desafiar, vencer seus medos e começar a curtir novas experiências na vida.

** Se tornar uma pessoa mais esperta

 Nosso cérebro se acostuma com o nosso dia a dia, e quando saímos da nossa zona de conforto, o cérebro entende que estamos em um ambiente diferente do que o de costume. Com isso, você vai se tornando cada vez mais esperto e antenado a tudo o que está acontecendo ao seu redor. Você consegue ter atenção para saber agir nas situações que surgirem.

** Ser menos materialista

Com o tempo, você percebe que muitas coisas que não faziam falta começam a fazer e também descobre o contrário, que muitas coisas que você valorizava, não tem o tamanho de valor que você da.  Quando estamos na estrada, necessitamos do que é essencial para continuar realizando nossas viagens, objetivos e sonhos. No final, sem se dar conta você perceber que, já não está dando mais tanto valor a coisas desnecessárias e que precisa de pouco para ser feliz.

** Ser mais feliz

Aos apaixonados por viajar, a felicidade é relativa, contudo, conhecer lugares novos e pessoas novas, te proporciona saber que a felicidade vem de várias formas. A felicidade está nas pequenas coisas e nos pequenos gestos, e quando você viaja, além de se sentir feliz por estar fazendo o que mais gosta, suas experiências também aumentam sua alegria.

** Conhecer cheiros e sabores

Cada lugar tem o seu prato típico e é muito importante que você conheça todos eles. Do restaurante sofisticado à barraquinha de comida de rua, tudo é válido quando se está passando por experiências únicas. Comidas diferentes, temperos exóticos e misturas que você nunca imaginou. É claro que as vezes bate aquela vontade de comer a comida de costume, no entanto, se aventure e experimente refeições e temperos novos.

** Viajar enriquece

Há um ditado que a única coisa que você compra e fica mais rico é viagem, e posso afirmar que esse ditado está mais que certo. Viajar para lugares diferentes te deixa rico, pois voltará para casa com uma bagagem cultural incrível. Abra sua mente e aproveite ao máximo o destino escolhido.

Motivos para viajar? Tem de monte aqui!
Times Square, em Nova Iorque
** Ver paisagens novas

É tantos lugares lindos, países exuberantes que opções é o que não faltam para escolher a próxima viagem. Praias, florestas, calor, frio, neve, desertos, montanhas para escalar, as opções de destinos são imensas. Algumas paisagens são surreais e valem a pena cada sacrifício, mesmo quando tem um desafio a ser cumprido para chegar até o local.

** Viajar liberta

Quando mais a pessoa viaja, mais solta e liberta ela será. Depois que você conhece a sensação de liberdade, essa sensação maravilhosa que é, você começa a querer sentir mais e mais, ser livre, explorar novos lugares, viajar para longe e se aventurar. Com toda certeza, cada viagem, não importa o destino, vale muito a pena, e cada destino proporciona um detalhe especial para te modificar para o melhor.

** Viajar traz calma

O nosso dia a dia causa estresse, desânimo e muito cansaço, contudo, quando você viaja nem que seja para a cidade vizinha você já melhora, já passa o estresse e consegue manter a calma. Conhecer novos ares, visitar novos lugares e fazer amizade com novas pessoas que talvez você nunca mais veja, porém, só de compartilhar experiências diferentes, a mente e o corpo espairecem, tranquilizam e entra a calmaria. Encare tudo com um bom humor, entendendo sempre que certos momentos na sua vida são únicos e com toda certeza, não se repetirão. Curta as paisagens naturais, ou escolha conhecer aquele cartão postal que você sempre vê na televisão. Viaje, viaje e mantenha o corpo equilibrado.

** Saia da rotina

Um dos pontos positivos para os amantes de viagem é a oportunidade de sair da rotina. Para quem mora em cidade grande, pode conhecer o interior do Brasil e relaxar um pouco, e, vice-versa, como você que mora no interior e quer mais agitação, vá explorar as cidades grandes. Relaxe e se desconecte da correria do dia a dia. Desligue a internet do celular, use-o apenas para tirar fotos, contudo, antes da foto, curta de verdade o lugar, se entregue a viagem e combata o estresse causado pelo trabalho. Você verá que quando voltar da viagem, estará com a mente bem mais leve.

** Conecte-se com a natureza

Quem não gosta de curtir uma paisagem maravilhosa em um pico da montanha ou à beira de um rio? Se conectar com a natureza é muito importante e faz bem para a saúde. Escolher destinos com ambientes naturais é ideal para quem busca descansar o corpo e a mente. Quando caminhamos em meio as plantas e árvores, curtimos a sombra gostosa que elas nos oferecem, damos aquele mergulho delicioso em rios e cachoeiras, conhecemos novas paisagens maravilhosas, parece atitudes simples, contudo, são gestos essenciais para nossa saúde menta e corporal. Melhora muito a nossa qualidade de vida.

Viaje e curta uma praia
Curta uma praia
** Criar memórias

As pessoas gostam de tirar fotos para guardar lembranças, mas, nada como termos memórias de lugares fantásticos e experiências incríveis não é mesmo?! Sem sombra de dúvidas, viver coisas diferentes, experimentar culturas novas ficará gravado para sempre na sua mente. Não há nada melhor que voltar para casa com muitas histórias e recordações lindas. O momento se torna ainda mais especial quando você está em uma roda com pessoas que também viajam e você pode ficar relembrando as aventuras e perrengues que já passou nas viagens, rindo e se divertindo das experiências.

E aí, gostou do post? Depois dessa lista de motivos para viajar, tenho absoluta certeza que você já está se planejando para a próxima viagem.

E como disse o sábio Dalai Lama: “Uma vez por ano, vá a um lugar onde você nunca esteve”.

Visto para viagens internacionais: Como tirar

Seguro Viagem Nacional

Visto para Europa: Quais países é obrigatório