As dicas de hoje é para vencer ou tentar diminuir o medo das alturas dentro de um avião.

Não precisa ter vergonha de dizer que tem medo de avião, que arrepia só de pensar nele decolando, pois esse é um medo muito comum.

Segundo pesquisas, apenas 2% da população ficam completamente tranquilos durante o voo todo, isso mesmo, 2%. Se você faz parte desses 2% que não sentem medo ou não passam mal, pode festejar pois, o mais comum, é sentir insegurança e medo de voar.

A verdade é que, diante de uma turbulência, até a minoria da população que não tem medo, pode sentir um pouco de temor. E é muito mais fácil alimentar o medo do que pensar que não irá acontecer nada.

A boa notícia é que, há maneiras e truques de como diminuir o medo e conseguir voar com um pouco mais de tranquilidade para curtir a viagem.

Dicas para te ajudar a superar o medo de avião
Dicas para te ajudar a superar o medo de avião

Confira algumas dicas e truques para te ajudar a superar o medo de voar.

– Antes da Viagem:

Na hora de reservar o seu assento, priorize pelos assentos do corredor, principalmente se tiver medo de altura, pois ficará um pouco longe da janela. Uma dica preciosa é que, evite olhar pela janela caso o medo for muito grande de altura, olhe sempre para frente e isso ajudará você a se manter em controle.

Caso tenha enjoo ou se sente mal por conta das turbulências, escolha sempre os assentos da asa, pois ele não treme tanto quanto os outros lugares do avião.

– Entenda, respeite e assume seu medo:

A primeira dica é: você precisa analisar o seu medo e saber se o que você sente é insegurança ou algum tipo de pânico. Pois, se for pânico e você não conseguir nem pensar em estar dentro de um avião, a minha dica é que procure ajuda médica.

O médico saberá te entender e as vezes até passar algum medicamento para te acalmar.

Atenção: Não se automedique por conta própria. Antes da viagem, consulte o seu médico e se o caso for ingerir algum tipo de medicamento, que seja algo indicado por um especialista.

Agora, se o seu medo é algum tipo de insegurança, desconforto ou até sente um enjoo antes de embarcar ou durante o voo, é só seguir essas dicas que você perceberá que vai melhorar e conseguirá vencer essa insegurança.

Viajar é tudo de bom, e viajar com confiança e tranquilidade é melhor ainda, podendo curtir o voo, tirar um soninho gostoso no avião para chegar no destino descansado ou assistir aquela série favorita.

– Entenda como é um avião:

Você já conseguiu enxergar que o seu medo é uma insegurança apenas e consegue encarar o voo? Agora é hora de entender um pouco sobre o funcionamento do avião.

Pesquise sobre a aeronave e você vai descobrir como ela é segura.

Um exemplo é: quando ocorre alguma falha dentro do avião, sempre há algo para substituir a falha e continuar o voo com segurança. E se o seu pensamento é que o avião pode cair, entenda que, para que uma queda ocorra, é preciso que vários erros aconteçam, o que, acontece muito raramente em casos isolados.

Além disso, o risco de um acidente é maior durante a decolagem e durante o pouso do que durante o voo em si, e quando acontece, é solucionado e resolvido de forma rápida e eficiente.

As temíveis turbulências são mais que normais e não irá derrubar a aeronave, já que o avião foi feito para suporta-las.

O único problema é que, se caso você estiver sem o cinto afivelado, pode se machucar com os movimentos bruscos e rápidos da aeronave.

E mais uma vez, para firmar o que mencionei acima, sentar sobre a asa ajuda muito, pois ela tende a balançar menos e proporcionar uma sensação maior de segurança.

Atenção: vale lembrar que durante o voo, em alguns momentos o motor diminui o ruído, então, não precisa se apavorar, pois é normal.

– Prepare-se para embarcar:

Se caso tiver problemas com ansiedade, recomendo tomar os remédios que o médico passou antes de embarcar ou fazer um pouco de exercícios, para gastar a tensão do corpo.

Sempre positivo durante todo o tempo antes da viagem e durante ela. Arrume tudo com antecedência, chegue antes no aeroporto para que faça tudo o que for preciso sem correria e estresse, e possa embarcar na aeronave com tranquilidade e cabeça limpa.

Mentalize o destino que você está indo, se imagine chegando no destino e curtindo dias maravilhosos, preencha sua mente com pensamentos positivos da viagem.

A alimentação antes do voo também deve ser leve para evitar enjoos fortes. Beba bastante água para manter o corpo bem hidratado e não ingira bebidas alcoólicas antes de voar.

– Fuja das janelas:

Opte sempre por sentar no corredor, não sente próximo da janela.

Especialmente para quem tem medo de altura, a melhor opção é sentar no corredor. E não olhe para o vizinho que está sentado na janela para não sentir medo. Olhe para frente.

Caso acontecer de, quando for marcar o assento só ter assentos livre na janela, abaixe a cortina assim que entrar no avião e deixe ela fechada durante toda a viagem, pois olhar para baixo e ver tudo bem minúsculo lá embaixo pode te dar muito medo.

Dicas para te ajudar a superar o medo de avião
Dicas para te ajudar a superar o medo de avião

– Olhe para as comissárias de bordo:

Costumo sempre dizer que, se você está sentindo alguma insegurança durante o voo, uma boa maneira de se sentir bem é olhar para as comissárias de bordo, pois verá que, elas estão tranquilas andando dentro da aeronave e até servindo comes e bebes.

Só precisará sentir um pouco de medo caso você olhe para a comissária e ela também esteja demonstrando medo. (o que é raro acontecer).

Conversar com elas também ajuda, pois, se estiver assustado com algo, os membros da tripulação são muito bem treinados e saberão lidar com você e te acalmar. Não se sinta envergonhado de conversar com eles.

– Tente se distrair:

Leia um livro, ouça uma boa música, converse com as comissárias de bordo ou com quem está indo viajar com você, assista a um bom filme ou tente dormir.

Se optar por tentar dormir, feche os olhos e pense apenas coisas boas, e vai se acalmar e cochilar, o que fará a sua viagem ser mais rápida.

Quando perceber, estará pousando no aeroporto e se preparando já para desembarcar, pois chegou no seu destino final.

Mais uma vez, irei mencionar para que não ingira bebidas alcoólicas.

Algumas companhias aéreas vendem ou oferecem aos seus passageiros cervejas e até mesmo vinho, contudo, é melhor que rejeite a bebida.

A pressão do ar dentro do avião potencializa o álcool, fazendo com que você fique bêbada (o) mais rapidamente. Poderá passar constrangimento maior, já que o passageiro que tem medo de voar, se estiver bêbado, poderá se exaltar mais.

Então a dica preciosa é que evite bebidas antes e durante o voo. Deixe para beber quando chegar no destino.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a vencer o medo do avião ou pelo menos conseguir voar com mais tranquilidade e pode fazer suas viagens tão desejadas.

E não se esqueça que, se o medo for muito grande de se imaginar dentro de uma aeronave e você precise voar, procure ajuda médica para te direcionar melhor, pois o médico saberá se é necessário um remédio para acalmar.

E para quem tem insegurança, leia várias vezes o post e quando entrar dentro da aeronave, lembre-se das dicas e execute-as, e verás que o voo foi muito melhor e mais sossegado.

E não se esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem para poder curtir com tranquilidade sabendo que, estará seguro se precisar de cuidados.

Para facilitar, você pode utilizar o buscador abaixo realizar a busca mais completa neste link.

Confira também

Destinos inspiradores para a próxima viagem

Para você se encantar com o nosso Brasil

Sensações únicas que todo turista possui ao viajar